sábado, 9 de abril de 2011

GESTAÇÃO : Principais alterações e os cuidados que você deve ter.


Maternidade, momento mágico para as mulheres, fase onde se descobre novos sentimentos e novas mudanças na forma de agir e ver o mundo. Grandes mudanças também no corpo onde abriga o novo ser.
Não há nada mais bonito do que uma gestante saudável. Mas também muito mais bonito é uma gestante saudável e bela, que cuida de si antes, durante e após o parto.

A gestante sofre mudanças no sistema cárdio-respiratório, ósteo articular, alterações metabólicas e endócrinas. Tudo isso num período de 9 meses, e para proteger a si mesma e o bebê, é essencial um acompanhamento por um médico obstetra, uma nutricionista e um fisioterapeuta que além de cuidar da sua postura irá prevenir diversos agravos circulatórios e endócrinos.

Vamos descobrir agora o que realmente acontece?


Modificações na pele ( Face ): Os altos índices hormonais principalmente de estrógeno alteram o PH da pele tornando-a mais oleosa, suscetível a acne.
A estimulação da melanina também favorece o aparecimento dos terríveis melasmas (manchas acastanhadas) tanto na face quanto no colo.


O que fazer????
Para cuidar da acne, o ideal é que a gestante utilize um sabonete em gel a base de enxofre e faça limpeza de pele para uma higienização mais profunda.
Jamais utilizar ácidos por atrapalhar o crescimento do feto.
Cremes de vitamina C são excelentes e devem ser utilizados á noite pra iniciar o clareamento da pele.
O Peeling de Diamantes também pode ser feito neste período por promover somente uma leve abrasão da pele e a gestante pode retornar as suas atividades logo após a realização do procedimento. O tratamento promove renovação celular, devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne, tornando a pele mais uniforme.
Outro item indispensável é o protetor solar mínimo de 30 para prevenir manchas e fotoenvelhecimento.

Modificações na pele (Corpo) : Devido ao estiramento das fibras elásticas da pele por ganho de peso e aumento do abdômen e seios, a pele se torna propensa ao ressecamento e as temidas estrias.
O que fazer???
Mantê-la hidratada é a melhor forma de prevenção, e este cuidado deve ser iniciado logo no início, com uso de óleos e hidratantes concentrados. Para uma hidratação mais eficaz o ideal seria utilizar óleo corporal (amêndoas) durante o banho, e após, aplicar um hidratantes que contenham uréia, vit. E, óleo de semente de uva sob a pele ainda úmida.  Reforçar a região de abdômen e seios. Mas atenção, os mamilos não devem estar hidratados para facilitar a sucção do bebê.
Para estrias, iniciar o tratamento após o parto imediatamente para que o tratamento seja mais eficaz.

Modificações circulatórias: Varizes e edema.
O crescimento do útero e a pressão que ele exerce sobre os membros inferiores, acaba comprimindo os vasos, o que dificulta o retorno da circulação venosa e linfática. O sangue sai do coração, segue para as pernas e os pés e, na hora de retornar para a parte superior do corpo, encontra resistência.
O edema acontece por volta do 5º mês de gestação e é agravado quando a mamãe passa muitas horas na mesma posição, principalmente sentada, gerando edema no tornozelo e nos pés.
As mulheres que engravidam por meio de métodos artificiais também têm tendência maior de inchar. Segundo Isaac Yadid, especialista da Clínica Huntington de Medicina Reprodutiva
A explicação para as varizes gestacionais, está relacionada principalmente à ação hormonal do estrogênio sobre a parede das veias, associada ao aumento da pressão venosa produzida pelo útero gravídico.


O que fazer?
A drenagem linfática é um método que realiza massagem suave específica sobre os linfonodos a fim de eliminar toxinas e o excesso de líquido, realizada por fisioterapeutas, deve ser realizada após o terceiro mês de gestação, e pode ser feita durante e após o parto. 
É bom ter atenção na região do abdômen, onde não deve ser estimulada para não gerar contração uterina precoce.
O ideal seria drenar os membros inferiores e a face num intervalo de pelo menos um dia entre as sessões.
Exercício físico também alivia muito o desconforto e deve ser realizado somente com acompanhamento. O pilates hoje é uma modalidade recomendada por médicos com
resultados satisfatórios.



A Fisioterapia Dermato-funcional vem para orientar e preparar a gestante para enfrentar as transformações decorrentes da gravidez, para que assim a futura mamãe possa aproveitar ao máximo sua gestação.
No consultório você recebe tratamento exclusivo durante e pós parto, e ainda conta com orientações da enfermeira Agda Flor para amamentação e cuidados com o bebê.

Pra você que está grávida, felicidades e que Deus lhe abençõe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário